Programas e Parcerias

 

 

Parceria com a FAB LAB

Nas Fab Labs são oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os Fab Labs Livre SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador. Frutos de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social, os Fab Labs Livre SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas.

Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos. Entre os cursos oferecidos estão: Modelagem e impressão 3D, Modelagem e Escaneamento 3D, Ateliê de Marcenaria, Introdução à Fresadora CNC, Introdução ao Corte a Laser, Desenvolvimento de Jogos, entre outros.

Foi firmada parceria com o Fab Lab – CEU Heliópolis para cursos fechados para alunos do ETIM e modulares. Inicialmente estamos dando prioridade para as séries/módulos finais visando o TCC.

Parceria SOMAI – ETEC Jorge Street e ETEC Júlio de Mesquita

Esta parceria foi formada visando a preparação dos alunos e professores das duas ETECs para as competições de Robótica. Inicialmente foi escolhida a OBR mas não está descartada a participação na FLL. A participação dos alunos é voluntária e envolve o custo da compra de 2 kits NXT ou EZ3 que está sendo negociada diretamente com a SOMAI sem envolvimento da APM da escola.

A SOMAI e a ETEC estão buscando patrocinadores. Caso isto ocorra os kits adquiridos ficarão disponíveis na escola para utilização em aulas e futuras competições.

Temos 3 grupos formados e estão em treinamento para a competição da OBR.

Programa Pense Grande

O Programa Pense Grande tem como propósito difundir a cultura de empreendedorismo de impacto social com tecnologia digital para jovens brasileiros, especialmente os que vivem nas periferias. Para isso, foram criados quatro eixos:

• Mobilizar: sensibilizar a juventude para que se descubra protagonista de suas escolhas profissionais criando um campo de interesse em empreendedorismo, seja para negócios sociais, seja para ações pessoais.

• Formar: trabalhar com jovens que queiram saber mais sobre o universo do empreendedorismo, oferecendo ferramentas e estratégias para desenvolver soluções em suas comunidades.

• Apoiar: abrir oportunidades para que os jovens tenham recursos para estruturarem suas ideias em negócios sociais.

• Fortalecer: buscar apoio aos projetos junto a instituições e iniciativas.

Temos cerca de 60 alunos em formação às terças-feiras das 17h30 às 18h30.

Programa Academic Working Capital (AWC) – Instituto TIM - CPS

O programa Academic Working Capital (AWC) é uma iniciativa do Instituto TIM que visa apoiar novos negócios de base tecnológica a partir da criação de um produto durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Oferece capacitação a professores e apoio financeiro a estudantes para a aquisição de materiais de consumo e orientação para a formatação de seus negócios com base no produto desenvolvido.